TERAPIA – A METAMORFOSE HUMANA
- SECRET - AJUDANDO CASAIS
- Oct 7, 2023
- 4 min read
Escrito pela sua psicóloga Lidia Ribeiro
O que é metamorfose? Resumindo numa palavra, metamorfose é mudança, é quando algo existente se transforma em outra coisa, é a capacidade de transformação de um ser em outro ser, a metamorfose humana ela pode ser física, mental, psicológica, emocional, de conceitos, religiosidade e outras mudanças que podem acontecer na vida de um ser humano.
O mais belo exemplo que a natureza nos dá é as borboletas, nenhuma borboleta nasce com asas, antenas e a capacidade de voar, algumas são coloridas que chamam a atenção, outras as suas asas servem como camuflagem para se defender dos predadores, mas elas não nascem borboletas e sim lagartas.
Sabe aquela lagarta verde, marrom, peludas e de outras cores? Ela vai ser uma borboleta, ela nasce rastejando, usando várias patinhas para se locomover, ela conhece o mundo com a visão da terra, dentro dela sabe que a sua missão não é andar na terra e sim voar, mas ela sabe como voar? Não, ela não sabe, a lagarta ela sabe que se comer bastante, se proteger dos perigos da natureza, ela vai ter uma mudança na sua vida.
Deve ser assustador um animal de corpo frágil, sofrer uma metamorfose, algumas fazem casulo, outras o corpo endurece e vai sofrendo uma mutação, conseguimos imaginar as dores dessa transformação? A lagarta sabe que precisa desse sofrimento para se transformar em algo maior, porque o “sonho” dela é poder voar para ver o mundo de uma outra forma, por isso ela aguenta todo o sofrimento de perder o seu corpo, para ganhar asas e seguir a sua missão de polinizar, voar, encantar e ver o mundo do tamanho que ele é.
Alguns dias desse sofrimento, ela sai e o corpo frágil deixou de ser comprido, ela encolhe de tamanho, suas pernas ficaram mais longas, antenas nasceram e asas surgiram, agora começa uma nova mudança, a lagarta sabe rastejar, mas agora ela é uma borboleta e rastejar já não é o seu sonho, seu sonho é voar e como se faz isso? Ela vai ter de continuar a sua metamorfose interna, ela precisa rever os hábitos de lagarta e passar a viver como borboleta, acha que é fácil?
Não deve ser, a borboleta não desiste, agora sabe que a mudança da sua vida aconteceu por algo maior e aí mesmo com medo a borboleta abre as suas asas e voa, voa para ir de encontro com o “sonho” de ver o mundo com outros olhos e perceber a dimensão que ela não conseguia imaginar como lagarta.
Essa é a metamorfose de uma lagarta para borboleta, percebe como é idêntica ao que muitos de nós passamos, ao longo da nossa vida muitas vezes mudamos de opinião, crenças, credos, ideias, emoções e até de forma física e de nos vestirmos, algumas mudanças causam em nós desconforto, mas sabemos que precisamos de mudar para evoluirmos.
A vida nos causa algumas dores, nesse momento que a terapia nos ajuda na nossa metamorfose, é nesse momento que percebemos que as mudanças na nossa vida nos causam dor que o psicólogo vai te ajudar a entender, perceber, descobrir, aceitar e acima de tudo compreender essa metamorfose humana que precisa acontecer para nos tornarmos melhores, não para os outros e sim, para nós mesmos.
Terapia é a ajuda que nós temos para aceitar ver o mundo com outros olhos, aceitar que as mudanças nem sempre são ruins, porque através dessas mudanças passamos a ter outros sonhos e a ver a vida tal como a borboleta, passamos a enxergar que as mudanças mesmo emocionais e psicológicas podem abrir novos caminhos na nossa vida ou aceitar o caminho que vamos percorrer.
É fácil a metamorfose humana? Não, algumas pessoas aceitam com mais dificuldade, outras com ansiedade, outras com medo, importante é ter alguém do seu lado que te vai ajudar a aceitar e entender que mudanças são importantes na tua vida, assim a terapia ela é uma parte do processo para muitos se aceitarem, entenderem, compreenderem, descobrir que você pode deixar de ver o mundo de uma forma para enxergar de outra forma diferente, que a sua vida pode ser diferente, que você consegue mudar o que te deixa incomodada(o), diferente pode ser assustador, mas não é o fim é só o começo para evoluirmos, a borboleta vê o mundo diferente, um mundo que pode explorar voando, essa diferença a faz se sentir mais forte e capaz de alcançar outros caminhos.
A terapia ajuda o teu corpo alcançar o que a tua mente acredita... Então, aceita a tua metamorfose, deixa o mundo de “lagarta” com medo de voar, pensa que o sofrimento, a ansiedade, a depressão, o medo fazem doer, mas que tudo isso vai passar com a ajuda de um profissional que te vai incentivar a “voar”.
Acredita que a vida é maior do que o mundo que imaginamos no nosso sofrimento, apenas precisamos acreditar que podemos e vamos voar, mesmo com receio, acredita que você vai voar...
Voa e para isso estou aqui para te ajudar, não como voar, porque isso está dentro de você mesma(o), estou aqui para te ajudar a acordar que você não é uma “lagarta” e sim uma borboleta.
Voe e Permita-se ser feliz.
Sua psicóloga Lidia Ribeiro.
Comments